Surto de gripe lota hospital infantil

A Secretaria de Saúde de Itabuna registra um aumento crescente de pacientes com sintomas de gripe, por isso vai montar um ponto fixo para fazer testes RT- PCR. Ele ficará na Câmara na segunda, terça e quinta-feira, funcionando das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

A orientação é de que as pessoas que estiverem com sintomas gripais procurem fazer o teste nesses dias, para evitar sobrecarregar a UPA 24 Horas e os postos de saúde. O surto de gripe atinge várias regiões da Bahia e já afeta o funcionamento do Hospital Manoel Novaes.

Neste mês, ele tem feito uma média de 140 atendimentos diários, o dobro de novembro. A diretora técnica do HMN, Fabiane Chaves, explica que quase 40% dos pacientes que passaram por lá em dezembro deveriam ter buscado atendimento num posto de saúde.

A maioria não precisava buscar o hospital, mas sobrecarregou a urgência e a emergência, dificultado o atendimento de casos realmente graves. Ela conta que das 140 crianças atendidas no dia 17, só 6 precisavam ter ido ao Manoel Novaes para internação.

O hospital tem recebido até pacientes de Ilhéus, mesmo após a inauguração do Hospital Materno-Infantil. Fabiane defende uma campanha para esclarecer quando se deve procurar um hospital ou um posto de saúde. O diretor administrativo Wagner Alves enviou carta à secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes.

Ele pediu apoio da Prefeitura para lidar com o problema. Cada paciente que não preenche os requisitos de urgência e emergência, explica Wagner, atrasa o socorro às crianças que realmente precisam de internação. “É uma situação muito delicada, que precisamos resolver com urgência".

17:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm