Setor mineral terá palestra na Bahia

"As perspectivas de investimento no setor de mineração brasileiro" será o tema da palestra que o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Pedro Paulo Dias Mesquita, fará em Salvador no dia 10, às 10 horas.

Ela será parte do evento “CBPM e IBRAM Convidam”, que acontece no auditório da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), no Centro Administrativo da Bahia. O secretário vai abordar os investimentos em pesquisa, financiamentos de projetos, inovação e sustentabilidade.

O evento também servirá para debater alguns pontos importantes da revisão do Plano Nacional de Mineração 2020/2050, que está no radar do MME e também sobre as alterações do Novo Código Mineral, que tramita no Congresso Nacional.

“Esse será um momento importante para entendermos o que esperar para o próximo ano e também cobrar medidas mais efetivas para que o governo desenvolva uma política mais eficiente de investimentos em pesquisa mineral e que seja acessível, para os pequenos e médios produtores”, destaca o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm.

De acordo com Tramm, outros temas específicos da mineração baiana serão colocados em pauta com o secretário, a exemplo da precariedade da logística de transporte no estado, principalmente da Ferrovia Centro Atlântica, que é administrada pela VLI. a burocracia nos processos e a deficiência de fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM).

“Vários assuntos serão abordados com o secretário na oportunidade e esperamos que esse evento sirva também para que o governo compreenda e agilize demandas que há muito tempo o setor de mineração, principalmente a baiana, clama por uma solução”, explica Tramm.

Promovido pela CBPM em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o evento será aberto ao público e contará também com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da CBPM. Além do secretário Pedro Mesquita, os presidentes da CBPM, Antonio Carlos Tramm e do IBRAM, Flávio Penido, participaram do evento.

Mesquita foi nomeado no final de julho, substituindo Alexandre Vidigal, que renunciou ao cargo no final de junho. Graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ, cursou pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento na UFRJ.

19:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm