Rio Cachoeira está quase transbordando

Chuvas fortes continuam caindo no sul da Bahia, onde os rios transbordaram, estradas foram interrompidas e muitas casas, alagadas. O clima, de pancadas de chuva a todo momento, deve continuar ate'o reveillon, segundo a previsão do Inmet, mas com uma diminuição a partir da quarta-feira.

Desde sexta-feira os temporais castigam a região sul e sudoeste. Cidades como Itapetinga, Itororó, Itapitanga, Ilhéus e Itabuna foram alagadas. Em Itabuna, o Rio Cachoeira está rente ao nível da calçada da avenida Beira-Rio, a ponte Miguel Calmon (Marabá) e a Passarela do Jegue foram interditadas.

A Ponte Lacerda, que liga o centro ao São Caetano foi interditada parcialmente. O tráfego entre os dois lados da cidade está concentrado na Ponte Nova. As ruas próximas ao rio, no bairro Conceição, foram invadidas pelas águas, assim como a região da Bananeira e o condomínio Cidadelle.

Houve destruição de asfalto e calçadas; entupimentos de canais, bueiros e saídas de água; alagamento de ruas, queda de encostas, destruição de casas, prejuízos significativos no comércio local com perda de mercadorias e destruição de cultivos em pequenas propriedades da zona rural e interrupção do serviço de água em bairros.

A Rodovia Jorge Amado foi interrompida pelo transbordamento de riachos próximos ao Atacadão e à Ceplac. O Banco da Vitória está alagadp e o aeroportod e Ilhéus sem funcionar. O inusitado foi o aparecimento de um peixe no meio da pista de decolagem, depois que o rio da cabeceira subiu de nível.

Em Itabuna, a Prefeitura registra 300 famílias desabrigadas em bairros como Maria Matos (Rua de Palha), Ferradas e Nova Ferradas, e na Rua da Bananeira, no Lomanto. São famílias que moram às margens do Rio Cachoeira, que subiu quase seis metros e transbordou em vários trechos.

A Prefeitura de Itabuna está prestando assistência e acolhimento às famílias vítimas das chuvas. Uma base de apoio operacional para o recebimento de alimentos e donativos foi montada na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, na Rua Casemiro Rego, 40, Góes Calmon, nos fundos do restaurante Daniel Sam.

Também há ponto de coleta no Lactário Isolina Guimarães, próximo ao Centro de Cultura Adonias Filho, centro da cidade. Após a coleta e separação, os donativos estão sendo encaminhados para as sete bases improvisadas para o acolhimento das cerca de 300 famílias desabrigadas em escolas da Rede Municipal de Ensino.

19:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm