Operação da PF faz busca em Itabuna

A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira 15 mandados de busca e apreensão em várias cidades de São Paulo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia, incluindo Salvador e Itabuna. A PF combate um grupo de empresas que fraudava licitações para coleta de lixo hospitalar.

A Operação Mercado Pacificado apura crimes com licitações para a coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos, em sua maioria hospitalares. Ela contou com 75 policiais federais e 57 fiscais. A investigação se baseia em um Acordo de Leniência firmado em 2019.

Os denunciantes apresentaram provas do esquema em troca de uma pena menor. Segundo a PF, as empresas acertavam entre elas o preço que cada uma cobraria, conseguindo vencer as licitações com condições e vantagens ilegais, divindo o mercado e os clientes através de um jogo combinado.

O esquema incluia a retirada de propostas, troca de informações comerciais e sensíveis entre as empresas. Na prática, as ações acabavam com o caráter de competição e prejudicavam as Prefeituras. As empresas do cartel agiam para manter o preço que queriam, em geral superfaturado.

O jornal A Região já denunciava os contratos superfaturados fechados entre a Prefeitura de Itabuna, na gestão de Fernando Gomes, com uma empresa de coleta de lixo hospitalar que pertence a amigos dele. Ignorado pelo Ministério Público estadual, o esquema chamou a atenção do MP federal.

19:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm