Ônibus terão blitz surpresa por Covid

A partir desta sexta-feira, os usuários do transporte intermunicipal da Bahia são obrigados a apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19 para embarcar nos ônibus. A mesma exigência também passou a valer para o acesso a repartições públicas estaduais. A comprovção é pela carteira de imunização ou pelo app Conect SUS.

A medida foi tomada sob a alegação de que pessoas não vacinadas podem transmitir o virus, porém ela não tem base científica. Um estudo de cientistas de vários países, publicado na revista especializada The Lancet, afirma que pessoas vacinadas com as três doses transmitem o virus tanto quanto as não vacinadas.

Apesar disso, o Governo da Bahia determinou que motoristas, agentes ou despachantes das empresas de ônibus não podem permitir o embarque de passageiros sem o comprovante. O descumprimento da norma vai gerar infração administrativa gravíssima, com multa de R$ R$ 3.763 e até a anulação da licença da empresa.

O decreto diz que deve ser exigido duas doses de vacina ou dose única para o público geral, uma dose para crianças e adolescentes, a terceira dose ou dose de reforço da vacina para o público alcançado por esta etapa. A Agerba vai fazer blitz parando os ônibus na estrada para conferir a vacinação. O uso de máscara continua obrigatório.

16:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm