Itabuna trata gravidez de alto risco

A Secretaria de Saúde de Itabuna implantou o Ambulatório de Gestação de Alto Risco para assistência às gestantes com comorbidade ou complicações na gravidez. A unidade está no primeiro andar da Policlínica Municipal Dois de Julho, onde o atendimento é feito por equipe especializada.

O atendimento foi iniciado no dia primeiro para os pacientes de Itabuna no Serviço de Pré-Natal de Alto Risco, com atendimento médico obstétrico, enfermeiras obstetras e equipe técnica. A partir da segunda semana de janeiro, ele vai acolher também pacientes dos 22 municípios pactuados pelo SUS.

Nestas duas semanas, já foram atendidas 30 pacientes. O atendimento começa nas Unidades Básicas de Saúde, depois segue para o Ambulatório de Gestação de Alto Risco. Na quinta-feira passada, os secretários de Saúde dos municípios pactuados fizeram uma visita técnica ao local.

A secretária Lívia Mendes afirma que essa implantação é uma necessidade de vários anos e que a gravidez é um processo fisiológico que, na maioria das vezes, ocorre sem riscos. Porém, em alguns casos, ela evolui de forma perigosa, por isso foi criado o Programa de Pré-Natal de Alto Risco.

A coordenadora do ambulatório, Jilvane Chaves, afirma que antes, não havia um local especializado para atendimento a essas gestantes. "Agora, elas terão um serviço especializado de acolhimento, evitando que a paciente possa adentrar o hospital de uma forma mais grave".

19:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm