Itabuna salva acervo de sua história

Itabuna conseguiu salvar parte de sua história graças ao trabalho eficiente e imediato dos funcionários do Arquivo Público Municipal José Dantas de Andrade, coordenados pela professora Janete Macedo, do Centro de Documentação da Universidade Estadual de Santa Cruz, ajudada por funcionários da Emasa e voluntários.

O grupo trabalhou intensamento durante todo o dia para resgatar e salvar documentos públicos e fotografias do arquivo, que fica no térreo do prédio da Câmara de Vereadores. No imóvel, no Bairro Conceição, também funciona a Biblioteca Pública Plínio de Almeida.

A ação voluntária da pesquisadora da Uesc contou com a participação de 10 estudantes do Departamento de História, que fotografaram o que foi estragado pelas águas do Rio Cachoeira, na tentativa de preservar os principais aspectos durante a restauração.

O grupo também se ofereceu para cooperar com a direção do Arquivo Público que, na atual gestão, assinou um convênio de cooperação técnica com a Uesc. O professor Leonardo Moraes foi enviado pela Universidade Federal do Sul da Bahia para acompanhar a ação e a entidade também prometeu ajudar na recuperação.

22:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm