Itabuna ficou sem notificar a Covid

Os sistemas de informática usados pela Prefeitura de Itabuna para registrar a vacinação contra a Covid estão fora do ar. Mas o problema não foi local e sim uma invasão de hackers ao site e sistemas do Ministério da Saúde na madrugada desta sexta. Os ladrões virtuais copiaram os dados e apagaram o disco rígido. Agora querem resgate.

Uma das áreas afetadas foi o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação. Os técnicos do ministério já recolocaram o site no ar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina. Também foi afetado o e-SUS Notifica, onde estados e municípios registram novos casos da doença.

Outra parte comprometida foi a do Programa Nacional de Imunização. A autoria do ataque cibernético foi assumida por um "Lapsus$ Group". Ele afirmou que os dados foram copiados e que, se o governo quiser, que entre em contato com eles para fazer o resgate.

Porém, uma perícia da Polícia Federal descobriu que os hackers não tiveram acesso às informações nem conseguiram roubar nem criptografar dados, como acontece nos sequestros de site. De acordo com a investigação, o ataque só tirou os serviços do ar, mas a maioria já voltou a funcionar.

16:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm