Infestação em Itabuna cai pela metade

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti em Itabuna foi divulgado nesta quarta pela Prefeitura. A cidade apresentou um índice de infestação predial de 3,4%, condição considerada de médio risco pelo Ministério da Saúde. O levantamento de campo foi realizado entre os dias 21 e 26 de novembro.

 

A diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, lembra que os últimos LIRAas realizados na cidade apontam uma queda significativa nos índices de infestação. Em setembro, ele estava em 5,1%, em junho, 6,7% e em março 8,8%. Ela atribui a queda ao intenso trabalho das equipes de Combate às Endemias.

Entre as medidas tomadas estão ações educativas, pulverização, mutirões e atividades chamadas de “bota-fora”, quando os moradores são orientados a retirar pneus velhos e o entulho acumulado no quintal. Todo o material é levado para o aterro sanitário pelas caçambas da Prefeitura.

Para Maristella, os atuais índices são animadores, mas o trabalho deve continuar intenso e a população deve se engajar, principalmente porque alguns bairros ainda apresentam risco. Ela citou o Novo Horizonte, Novo São Caetano, Sarinha Alcântara, Novo Fonseca, Jorge Amado, Carlos Silva, Jardim Grapiúna, Centro, Lomanto e São Caetano.

“Nossas equipes estão muito engajadas no trabalho de controle e combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Isto demonstra que estamos no caminho certo na eliminação das causas da arboviroses”, comenta Maristella.

“Na próxima semana, faremos um encontro para avaliar o que fizemos e traçar metas para 2022, principalmente para os meses de janeiro e fevereiro, período em que o clima favorece o surgimento de locais de proliferação do Aedes Aegypti”, conta a diretora.

20:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm