Hospital de Ilhéus atende em Libras

O novo Hospital Materno-Infantil de Ilhéus ganhou um diferencial no atendimento. Uma tradutora de libras, a linguagem de sinais, facilita o trabalho com as gestantes surdas. Ele é prestado pela recepcionista Ana Paula Souza Santos, que se diz feliz em tranquilizar quem precisa desta ajuda.

Ana Paula participou de um curso na Associação de Mudos de Ilhéus e até iniciou a faculdade no curso de de Letras e Libras, mas teve que interromper ao engravidar da segunda filha. Hoje, participa do curso técnico em Gestão Hospitalar e considera esse modelo de trabalho importante.

Ele é o primeiro contato com quem procura ajuda no hospital. Ana afirma que a acessibilidade dos surdos nas repartições públicas, hoje, significa uma conquista, fruto de muita luta, para que pessoas com deficiência auditiva possam ter acesso a qualquer tipo de comunicação.

Além de oferecer o serviço, Ana Paula ensina às colegas os sinais básicos para ajudar no atendimento e ainda grava vídeos com as aulas para o grupo de trabalho. Mas o atendimento em Libras não é restrito à recepção. Uma lei federal determina que grávidas com este perfil podem ter tradutores e intérpretes até durante o parto.

19:57  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm