Guaiamum entra em período de defeso

Se voce quer comer caranguejo no verão, melhor não pedir agora. Isto porque a espécie precisa de tempo para se reproduzir. Ele é garantido pelos períodos de defeso, quando a captura dos guaiamuns é proibida. Um destes defesos começã nesta terça até o dia 13.

Um segundo período vai de 22 a 28 de dezembro. O guaiamum é uma espécie ameaçada de extinção, cuja captura é proibida em todo o Brasil desde novembro de 2019, exceto nas Unidades de Conservação que tem Plano de Gestão Local do Guaiamum. A Resex de Canavieiras foi a primeira a conseguir esta autorização.

Mas só podem capturar o guaiamum as pessoas cadastradas na Resex. Além de possibilitar a reprodução do caranguejo, o plano tem regras para garantir a manutenção do estoque de guaiamum na natureza, como o tamanho mínimo de captura, formas de transporte, armazenamento e venda.

Só podem ser vendidos guaiamums machos e inteiros, sendo proibida a captura da fêmea. Eles só podem ser comprados na mão dos autorizados pela Resex e a fiscalização é feita pelo IBAMA, ICMBio, INEMA e CIPPA, com apoio da Polícia Militar se necessário.

19:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm