Giro de Esportes da Morena FM

Faltando só uma rodada para a maioria dos times, a hora é de decisão para quem corre o risco de rebaixamento. O Bahia deu um passo na direção certa ao bater o Fluminense na Fonte Nova, por 2 a zero. Foram dois gols de Gilberto, que faz um ótimo campeonato e é o vice-artilheiro, com 15 gols. Bahia, Juventude e Cuiabá estão empatados com 43 pontos e nenhum pode se dar ao luxo de perder.

Nesta segunda, o Juventude enfrenta o São Paulo e o Cuiabá pega o Fortaleza, que será o último adversário do Bahia, na quinta-feira. Os baianos precisam fazer seu dever de casa e torcer por derrota ou, no máximo, empate dos dois. A vitória de qualquer um deles joga o Bahia para baixo.

O Corinthians ficou a um gol de se vingar do rebaixamento de 2007, contra o mesmo Grêmio desta rodada. Ele empatou em 1 a 1 e manteve o time gaúcho vivo, porém em coma. Ele tem 40 pontos e pode ser rebaixado antes da última rodada. Nesta segunda, o Juventude pega o São Paulo e o Cuiabá enfrenta o Fortaleza. Se os jogos terminarem em empate, é adeus pro time gaúcho. Porém, em caso de derrota de um dos dois, o Grêmio ainda respira.

O Fortaleza fez história na sexta-feira ao garantir a primeira classificação de sua história para a Libertadores, graças à vitória por 1 a 0 sobre o Juventude. Já o Flamengo, jogando no mesmo dia, só empatou com o já rebaixado Sport, em 1 a 1. O time carioca parece não ligar mais para o fim do campeonato.

Além da derrota para o Bahia neste domingo, o Fluminense perdeu, de uma vez, Wellington, Manoel, Yago Felipe e Fred, suspensos por excesso de cartões. Eles ficam fora da última rodada, contra a Chapecoense, nesta quinta. Se vencer, o Flu garante vaga na Libertadores. Se perder para o lanterna, será um vexame.

A festa do Atlético mineiro foi completa no domingo. Venceu o Bragantino por 4 a 3, com gol do artilheiro Hulk, que soma 19 gols. E puderam levantar a taça em casa, diante de sua torcida e com alguns convidades ilustres, como os ex-jogadores Éder, Dadá Maravilha e Reinaldo, que foram homenageados. Agora a atenção é com a final da Copa do Brasil, contra o Atlhetico paranaense. Antes, usa os reservas contra o Grêmio.

Ceará e América de Minas podiam ter chegado perto do G6 para garantir uma vaga na Libertadores no domingo. Mas o jogo terminou no resultado que não servia para nenhum dos dois, empate em zero a zero. O vencedor teria ultrapassado o Fluminense, que é o 7º colocado com 51 pontos.

Em grande fase no Real Madrid, Vinicius Junior chegou a 12 gols, a melhor marca de sua carreira. Ele já tem mais gols que Roberto Firmino, Neymar e Richarlison somados. Vini só perde para um brasileiro na Europa, o Arthur Cabral, que está arrebentando no Basel, da Suíça, pelo qual já marcou 25 vezes.

E não é só Vini que se destaca no Real Madrid. Éder Militão teve uma de suas melhores atuações na carreira no sábado, quando o time venceu a Real Sociedad por 2 a 0 e disparou na liderança. O zagueiro impressionou a imprensa espanhola e é titular absoluto ao lado de Alaba. Com a dupla, o time sofre menos de um gol por jogo.

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, encerra seu mandato em poucos dias, mas continua tomando as decisões que são consenso no clube. No sábado, anunciou que Felipe Melo e Jaílson não terão o contrato renovado e estão fora do time para 2022. A meta é renovar o elenco do Palmeiras e outros devem sair até o fim do mês.

Unanimidade na Alemanha, Lewandowski quer mudar para outra liga e pediu para sair do Bayern de Munique. Ele tem preferência pelo Real Madrid, mas o time espanhol teria dificuldade em encaixar mais um atacante, se fechar com Mbappe é Haaland, como é o plano de Ancelotti. Já o Bayern pretende fazer de tudo para manter o polonês no elenco.

O técnico do Liverpool, Klopp, falou o que quis e levou uma resposta dura. Ele reclamou dos desfalques de jogadores que vão disputar a Copa Africana de Nações, que chamou de competição "menor". O técnico do Senegal, Aliou Cissé, não gostou e rebateu. dizendo que Klopp "está onde está hoje por causa de jogadores africanos, porque antes de ter Mané, Salah e Matip não tinha ganho uma única final europeia". Uma patada.

Depois de alguns meses, Messi ainda não se encaixou bem no PSG, marcando só 4 gols em 13 jogos. Mas, segundo o amigo Luiz Suárez, não é isso o que mais incomoda o argentino e sim o frio e a neve. Messi contou a ele que sentiu muitas dores por jogar na neve e ainda não se acostumou com o frio de Paris. Barcelona costuma ter um frio muito mais suave no inverno.

Lucas Moura fez um gol lindíssimo na vitória do Tottenham contra o lanterna Norwich por 3 a 0, neste domingo. Os outros gols foram de Sánchez e Son. O resultado deixou o time a apenas dois pontos do quarto colocado, o West Ham, que vem dando dor de cabeça aos grandes.

No jogo que marcou a estreia do técnico Ralf Rangnick, os torcedores finalmente tiveram algum alívio, com a vitória contra o Crystal Palace por 1 a 0, um golaço de fred. Wayne Rooney, maior artilheiro da história do clube e seu maior treinador, Alex Ferguson, foram ao estádio ver a estréia do treinador.

A Juventus finalmente reagiu e venceu o Genoa por 2 a zero, tomando o sexto lugar da Roma e o quinto da Fiorentina, mesmo empatado em pontos. O Milan assumiu a liderança, depois de vencer a Salernitana por 2 a zero e ver o Napoli perder para a Atalanta por 3 as 2 e cair para terceiro. A Inter bateu a Roma por 3 a zero é a vice.

O Giro de Esportes faz parte do Jornal das Sete, que rola de segunda a sexta, a partir das 18h40, na rádio Morena FM de Itabuna/BA. Ouça ao vivo em www.morenafm.com

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm