Costa confirma: carnaval foi cancelado

O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira que “ficou impossível” promover o carnaval de 2022, assim como neste ano. Em 2020, Rui Costa bancou o carnaval em Salvador e várias cidades baianas mesmo com o país já em estado de emergência pela Covid, decretado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Na época, Bolsonaro pediu que o carnaval fosse cancelado pelos estados, mas foi ignorado. A festa, que levou mais de 4 milhões de pessoas às ruas, foi um dos vetores para a explosão da Covid na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro a partir de março. Desta vez, o governador parece ter aprendido a lição.

“Se, no início de dezembro, estava difícil fazer o carnaval, agora ficou impossível. Só uma pessoa completamente irresponsável autorizaria o carnaval nessas condições. Nós continuamos tendo mortes pelo coronavírus e passamos a ter mortes por outro vírus da gripe”, afirmou Costa.

Porém, a fala do governador, que tem decretado medidas conflitantes, como proibir casamento com 300 pessoas enquanto autoriza 5 mil em shows e 37 mil na Fonte Nova; deixou muita gente em dúvida sobre se o carnaval foi cancelado ou mudará de formato.

“Não teremos carnaval neste modelo que a gente conhece. Não há nenhuma condição de ter festa em larga escala. Já temos risco suficiente admitindo festas com 5 mil pessoas, imagina com 3 milhões de pessoas”, disse o governador.

Vários blocos já haviam anunciado que não desfilariam no ano que vem, adiando a participação para o carnaval de 2023. É o caso dos blocos Camaleão, comandado por Bel Marques, Vumbora, Nana e da Quinta. No início do mês, o Bloco Eva, que tem mais de 30 anos, informou que não desfilaria.

17:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm