Bahia tem 25 mortos pelas enchentes

A Defesa Civil da Bahia atualizou os números das enchentes no sul do estado. Até o momento, 37.300 pessoas estão desabrigadas depois de perder suas casas; e 53.900 em locais improvisados por não conseguir acessar suas residências. Foram registradas 25 mortes, com uma nesta quinta, em Rio do Braço, Ilhéus.

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em mais duas cidades, Apuarema e Ribeira do Pombal, levando o total de reconhecimento para 126 municípios. Outros esperam a medida, já que 132 estão em situação crítica. Ao todo, 629 mil pessoas foram afetadas pelas inundações.

O presidente da União dos Municípios da Bahia, Zé Cocá, ressaltou que será necessário formar uma força-tarefa envolvendo municípios, governos estadual e federal, para reconstruir a infraestrutura dessas cidades. Algumas estão totalmente destruídas, povoados foram isolados, estradas e pontes prejudicadas.

A MetSul Meteorologia informa que a Bahia foi a área do planeta com maior volume de chuvas em dezembro, segundo os dados da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, agência climática dos Estados Unidos que monitora informações de vários satélites.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, dezembro de 2021 é considerado o mês mais chuvoso dos últimos 15 anos. Na Bahia, as tempestades foram provocadas pelo fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que provoca a permanência de nuvens sobre uma área por até quatro dias seguidos.

Para monitorar a situação, o Ministério do Desenvolvimento Regional possui o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Pela plataforma, estados e municípios podem registrar ocorrências e solicitar ao governo federal o reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

22:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm