3 milhões proibidos de entrar em UBS

O Centro de Operações de Emergência em Saúde emitiu uma Nota Técnica sobre a vacinação. Ele traz recomendações sobre o acesso a postos de Saúde, visitas, acompanhantes e cirurgias eletivas. Em resumo, só poderá entrar nos pontos de saúde e hospitais quem tiver recebido as duas doses da vacina e a de reforço se estiver liberado.

As prefeituras vacinaram até o momento 89% do público adulto, mas somente 74,5% receberam a segunda dose, o que significa que mais de 3 milhões de baianos serão impedidos de ter atendimento médico, assim como tirar carteira de motorista, entrar no SAC, em hospitais ou repartições estaduais.

Além disso, a percentagem de populaçao vacinada varia muito entre os municípios. Existem cidades onde menos da metade da população recebeu as duas doses e estes moradores terão seu direito à saúde e serviços do estado cassados, inclusive a carteira de motorista.

Segundo a Nota Técnica, as unidades de saúde devem exigir a comprovação da vacinação completa, através do cartão de vacinação ou do aplicativo ConecteSUS. O esquema vacinal deve incluir a terceira dose, caso a pessoa já esteja habilitada para receber o reforço.

A mesma regra deve ser aplicada para os acompanhantes, nas enfermarias ou quartos conjuntos que permitem, conforme avaliação das equipes. Pacientes com suas funções normais não poderão ter acompanhantes, mesmo que sejam crianças, já que a Nota Técnica não prevê exceções.

No caso das cirurgias eletivas, se o paciente apresentar febre ou qualquer outro sintoma respiratório nos últimos 10 dias, ou tiver contato próximo com pessoa infectada com Covid-19, o procedimento deve ser suspenso, a não ser em situações de emergência.

19:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm