Mutirão do Diabetes faz segunda etapa

Neste sábado acontece a segunda etapa do projeto Unidos pelo Diabetes em Ação. O evento promove o diagnóstico e os cuidados para pacientes que convivem com a doença. Ele é realizado pela ONG Unidos pelo Diabetes em parceria com o Hospital Beira Rio e a Prefeitura de Itabuna.

Após a triagem, feita com cerca de 1.200 pacientes, na primeira fase, nos 3 e 4 de novembro, 152 portadores da doença, identificados com retinoplastia acentuada ou pé diabético com sinais de gravidade, serão atendidos por especialistas do HBR durante todo o dia.

A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, informa que esses pacientes farão exames laboratoriais de creatinina, glicemia e colesterol, além de retina e exame cardiológico. As pessoas atendidas também farão testes de proteinuria, microambuminúria e fotocoagulação a laser.

O atendimento será presencial, atendendo aos protocolos de prevenção ao Covid. Rafael Andrade, responsável pela iniciativa, diz que não abre mão de cuidar das pessoas mesmo em tempos de pandemia. Que a missão da ONG é mostrar que é possível prevenir e controlar uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo.

O Dr. Rafael Andrade é um dos participantes e organizadores do projeto 24 Horas pelo Diabetes, promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Trata-se de uma grande ação online de mobilização multidisciplinar, que reune sociedades de especialidades, entidades de saúde e profissionais de diversas áreas.

A programação contará com reportagens, entrevistas, aulas e participações especiais, além de tele-orientação com vários especialistas. A transmissão será realizada nos canais oficiais do CBO nas redes sociais.

18:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm