Leão não apoia Carnaval na pandemia
O vice-governador João Leão, também secretário do Planejamento, participou nesta segunda-feira de uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, em comemoração ao Dia do Músico e ao aniversário de Adolpho Antônio Nascimento, o “Dodô” da dupla Dodô e Osmar, inventor do trio elétrico e da guitarra baiana.
Leão falou sobre a importância do Carnaval e da música para a cultura baiana, ressaltou que os músicos são patrimônio da Bahia, mas defendeu a posição do governador Rui Costa sobre a festa de 2022. “Queremos realizar o Carnaval da Bahia, mas nós precisamos ter responsabilidade, não podemos dizer neste momento sobre a realização da festa".
"Estamos vendo uma nova onda de Covid se apresentando em todo o mundo. Então, é preciso cautela. Importante também que as pessoas completem a imunização, tomem as duas doses da vacina contra a Covid-19. Isto vai ajudar muito na hora da decisão sobre a festa”.
Em 2020, quando o Brasil já estava em Estado de Emergência pela pandemia, decretado pelo presidente Jair Bolsonaro no início de fevereiro, o governador Rui Costa e o então prefeito de Salvador ACM Neto insistiram em manter o Carnaval, com investimentos pesados tanto do estado quanto da Prefeitura.
Mais de 3 milhões de pessoas, a maioria turistas, se aglomerou na festa, levando o virus para o resto do país. Realizar o Carnaval já durante a pandemia foi um erro que, hoje, nem Costa nem Neto querem repetir. Porém a pressão de artistas e produtores é grande, o volume de dinheiro envolvido é gigantesco, e 2022 é um ano eleitoral.
O presidente da Morena FM de Itabuna, Marcel Leal, é contra fazer a festa, mesmo sendo um dos maiores defensores da música e da cultura baianas. "Minha sugestão é que se espere zerar pelo menos os internamentos. A Bahia pode concentrar os esforços para fazer um enorme São João, se as condições permitirem".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
