Leão não apoia Carnaval na pandemia

O vice-governador João Leão, também secretário do Planejamento, participou nesta segunda-feira de uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, em comemoração ao Dia do Músico e ao aniversário de Adolpho Antônio Nascimento, o “Dodô” da dupla Dodô e Osmar, inventor do trio elétrico e da guitarra baiana.

Leão falou sobre a importância do Carnaval e da música para a cultura baiana, ressaltou que os músicos são patrimônio da Bahia, mas defendeu a posição do governador Rui Costa sobre a festa de 2022. “Queremos realizar o Carnaval da Bahia, mas nós precisamos ter responsabilidade, não podemos dizer neste momento sobre a realização da festa".

"Estamos vendo uma nova onda de Covid se apresentando em todo o mundo. Então, é preciso cautela. Importante também que as pessoas completem a imunização, tomem as duas doses da vacina contra a Covid-19. Isto vai ajudar muito na hora da decisão sobre a festa”.

Em 2020, quando o Brasil já estava em Estado de Emergência pela pandemia, decretado pelo presidente Jair Bolsonaro no início de fevereiro, o governador Rui Costa e o então prefeito de Salvador ACM Neto insistiram em manter o Carnaval, com investimentos pesados tanto do estado quanto da Prefeitura.

Mais de 3 milhões de pessoas, a maioria turistas, se aglomerou na festa, levando o virus para o resto do país. Realizar o Carnaval já durante a pandemia foi um erro que, hoje, nem Costa nem Neto querem repetir. Porém a pressão de artistas e produtores é grande, o volume de dinheiro envolvido é gigantesco, e 2022 é um ano eleitoral.

O presidente da Morena FM de Itabuna, Marcel Leal, é contra fazer a festa, mesmo sendo um dos maiores defensores da música e da cultura baianas. "Minha sugestão é que se espere zerar pelo menos os internamentos. A Bahia pode concentrar os esforços para fazer um enorme São João, se as condições permitirem".

16:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm