Itabuna terá mais 300 hiperbáricas

Antiga demanda dos pacientes de feridas crônicas em Itabuna, a cidade deve ganhar mais sessões de Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB). A secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, se comprometeu em liberar mais 300 sessões do tratamento para o município.

Ela firmou esse compromisso durante uma audiência com os vereadores Sivaldo Reis, Luiz da Saúde e Manoel Porfírio. Sivaldo comentou que a causa dos pacientes submetidos à OHB "é luta mais que justa encabeçada pela Casa". Ele recordou que o prefeito Augusto Castro deve contratar 100 sessões com recursos municipais.

"Se somarmos as sessões anunciadas com as 100 atualmente oferecidas pelo Estado, iremos alcançar 500 sessões só para Itabuna. Uma vitória dos pacientes da Hiperbárica", comemorou. Paim também informou que o Hospital de Base receberá uma ambulância nova.

Itabuna tem 300 pessoas na fila de espera. Cada paciente precisa de 20 sessões por mês, o que significa que a quantidade oferecida pelo estado hoje (100) só atende a cinco pessoas. A OHB é voltada principalmente para a cicatrização de feridas crônicas.

O pneumologista Marcus Silvane explica os ganhos de se investir na oxigenoterapia. Segundo o médico, o tratamento pode reduzir as hospitalizações e cirurgias mutiladoras de membros. Há relatos de pacientes que perderam membros do corpo e até mesmo a vida aguardando na fila da oxigenoterapia.

Para a fundadora da ONG Bem Querer, Ana Lúcia Correia, cujo pai teve a perna amputada, a falta da terapia cicatrizante dos ferimentos afeta a dignidade humana. Ela citou casais e parentes que se divorciaram ou se distanciaram por conta do odor desagradável das feridas crônicas.

18:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm