Itabuna está em plantão pelas chuvas

Itabuna recebeu, nesta terça, um volume de chuva que chegou a 64 milímetros somente no bairro São Caetano, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). A Defesa Civil está atendendo aos chamados, que até o momento são de baixa complexidade.

O trabalho para minimizar os impactos da chuva conta com o apoio do setor de Serviço Públicos, cujas equipes fizeram a limpeza do canal da Vila Anália, atendendo ao pedido dos moradores. “O serviço de desobstrução já foi concluído. O canal de drenagem a receber a limpeza será o São Lourenço”, afirmou o superintendente Francisco Lino Filho.

Ele conta que, de fevereiro a agosto, a SSP executou um programa de manutenção de vários canais de drenagem, como os dos bairros São Pedro, Califórnia, Jaçanã, Novo Jaçanã, Nova Califórnia, Emanoel Leão, Lomanto, Nova Itabuna e Vila Anália. “Agora, vamos reiniciar os trabalhos assim que seja possível".

"O maior problema é que estamos com chuvas acima  da média e a rede pluvial não suporta a vazão”, explica Lino Filho. O ponto mais crítico está no Nova Mangabinha, onde a situação se agravou com a construção de um condomínio. No local, a terra desceu e obstruiu os bueiros ainda mais. A água e a lama invadiram as casas.

O problema se agrava com as construções irregulares que obstruem a passagem da água, caso do Bairro Santa Clara e das margens do Riacho Água Branca nos bairros Antique, São Roque e Caixa d’ Água. Outro agraveante é o descarte de lixo e entulho nas nas ruas e margem dos canais.

A chuva leva os resíduos para os bueiros, que entopem. Para piorar a situação, algumas tampas de bueiro estão sendo roubadas durante a noite. Por enquanto não houve nenhum desabrigado ou ferido nas áreas de risco. As equipes da Prefeitura continuam em regime de plantão.

20:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm