HBLem faz mutirão de histerectomia

A Prefeitura de Itabuna liberou recursos para o 1° Mutirão de Cirurgias Eletivas do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que aconteceu no sábado, 6, com operações de histerectomia. Ela é a remoção do útero, podendo ser por via laparoscópica, abdominal ou vaginal.

As principais indicações para a retirada do útero são miomas uterinos, endometriose, adenomiose, sangramentos disfuncionais sem melhora com tratamento clínico, hemorragias obstétricas incontroláveis, prolapso uterino e infecção pélvica acentuada.

A presidente da Fundação de Atração à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero, uma das idealizadoras do projeto, ressalta sua importância para diminuir a fila de espera de pacientes do SUS.Os pacientes atendidos aguardavam o procedimento há muito tempo, na fila de espera do SUS.

Eles foram executados pelo médico Rafael Vivas e os membros da Residência Cirúrgica. Os diretores médico e técnico da FASI, Paulo Medauar e Fernando Alves, explicam que a histerectomia é uma das maiores demandas que o SUS tem e sábado foram operados alguns casos mais urgentes.

“Esperamos com esse mutirão diminuir um pouco o drama das pessoas que há anos aguardam por uma solução”, ressaltou Paulo Medauar. “A cirurgia de histerectomia não deve ser feita por opção e sim por necessidade”, acrescentou o médico Fernando Alves.

17:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm