Flipelô tem mais de 100 atividades

Começou hoje a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), com mais de 100 atividades de literatura, música, teatro, artesanato e gastronomia. Ela segue até domingo, com quase uma centena de escritores, artistas, chefes e quituteiras convidadas pela Fundação Casa de Jorge Amado.

Todos vão ocupar os 123 espaços do Centro Histórico de Salvador, destinados a celebrar a cultura, estimular a leitura e incrementar o turismo e o comércio na capital baiana. Neste ano, o evento homenageia o escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), autor de Vidas Secas, São Bernardo e outros clássicos brasileiros.

Entre os escritores que confirmaram presença nas mesas de debates, bate-papos, saraus e apresentação de novos livros estão Itamar Vieira Júnior, autor do romance "Torto Arado", fenômeno de vendas; e a ensaísta e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda, de "Explosão Feminista".

Outro confirmado é Ronaldo Correia de Brito, que publicou o livro de crônicas "A Arte de Torrar Café". Já as atrações musicais incluem Margareth Menezes, Paulinho Boca de Cantor, Jau e a banda Sertanília, conhecida por fundir ritmos tradicionais do sertão (coco, maracatus, sambadas e terno de reis) à música erudita.

O acesso a todos os eventos presenciais será gratuito, mas quem não puder ir ao Pelô poderá acompanhar pelo canal do evento no YouTube, incluindo parte da programação infantil que, entre outras atrações, reservou espaço para a contação de histórias.

No Centro Histórico, 28 bares e restaurantes vão integrar a Rota Gastronômica Amados Sabores, oferecendo pratos exclusivos, inspirados no tema Amado Sertão - Comida Sertaneja da Bahia, a preços entre R$ 23 e R$ 69. A programação terá ainda oficinas gastronômicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Uma das oficinas, "Vidas Secas: Comida de Sustança", tem relação com a obra mais famosa de Graciliano Ramos, abordando o preparo de pratos típicos como efó, farofa d'água, rabada e sarapatel. A conversa acontecerá na plataforma Microsoft Teams, nos dias 18 e 19.

Já a Rota das Artes será composta por dez ateliês de artistas visuais que atuam e vivem no Centro Histórico. O público poderá apreciar, gratuitamente, pinturas, mosaicos e esculturas com diferentes técnicas. Os ateliês ficarão abertos em todos os dias da Flipelô, a partir das 10h. Confira tudo em flipelo.com.br.

18:17  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm