FBF define Baianão 22 com novidades

O CEO do Barelona S.A., Weliton Nascimento, e o Gerente de Futebol Adriano Gomes participaram da reunião do Conselho Técnico da Federação Baiana de Futebol que definiu a Série A de 2022. No encontro foram definidas todas as regras e as datas de início, 19 de janeiro, e encerramento, 3 de abril.

A reunião contou com os dez clubes da primeira divisão, Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e ECPP Vitória da Conquista. Os dez times ficarão num grupo único, na fase de classificação, com jogos apenas de ida.

Avançarão para a semifinal os quatro melhores da primeira fase. Eles serão divididos em dois grupos (4ª do grupo 1 x 1º do grupo 1 e 3º do grupo 1 x 2º do grupo 1). Os jogos da segunda fase acontecerão no sistema de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo farão a final do Baianão, também em dois confrontos.

Antiga exigência dos clubes do interior, foi aprovada uma mudança no acesso. Em 2022, subirão dois clubes e vão cair dois para a Série B, desde que ela seja disputada por pelo menos dez clubes. Do contrário, apenas um clube será rebaixado e um promovido.

A tabela ainda não foi feita porque a FBF espera pela tabela da Copa do Nordeste, para evitar choque de datas e de jogos dos dois que clubes baianos que vão disputar, o Bahia e o Atlético de Alagoinhas. Os estádios devem apresentar os laudos até 6 de dezembro, sem prorrogação.

Weliton Nascimento e Adriano Gomes oficializaram o desejo de atuar na primeira partida fora de casa e o pedido foi aceito pela FBF. O diretor da TVE, Flávio Gonçalves, anunciou que tentará transmitir 48 jogos, o que garantiria o maior número de transmissões da história da competição. Em 2021, foram 27 jogos.

A FBF também anunciou que vai arcar com os custos de arbitragem de todos os jogos da fase de classificação. A Série A do Baianão 2022 dará vagas na Copa do Brasil de 2023 ao campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Para a Copa do Nordeste 2023, o campeão terá direito à primeira vaga.

Os dois melhores do Baianão terão vaga garantida na Série D de 2023, desde que já não disputem outras séries do nacional, casos de Bahia (hoje na Série A, podendo cair para a B) e Vitória (hoje na Série B, podendo cair para a C). Há uma terceira vaga na Série D para a campeã de uma competição que a FBF realizará no segundo semestre.

Os critérios de desempate do Baianão continuam iguais: vitórias, saldo de gols, gols marcados, pontos ganhos no confronto direto, gols no confronto direto, menor número de cartões vermelhos recebidos ao longo da competição, menor número de cartões amarelos e, por fim, sorteio.

16:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm