Estado nega atendimento a 3 milhões

Quase 3 milhões de baianos terão atendimento negado no SAC e no Detran, além de ficar impedidos de visitar filhos, pais ou parentes internados em hospitais. Este contingente, que está com a vacinação atrasada, se soma aos baianos que optaram por dispensar uma vacina que não é obrigatória por lei federal.

Esses 3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose mas não foram aos postos de saúde completar o esquema com a segunda. Segundo a Sesab, todos já poderiam ter tomado a segunda dose, de acordo com o prazo de cada imunizante, ou a dose de reforço, porém não apareceram.

Do total do público que está com a segunda dose em atraso, 341.494 tomaram a vacina Coronavac; 358.796 a Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 a Pfizer/BioNTech. Em relação à dose de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde receber a vacina.

A secretária interina da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que a imunização completa é o que garante uma maior proteção contra a doença. Ela também lembra que é a principal medida para conter o avanço da Covid. Os atrasos ainda podem resultar na perda de vacinas por fim do prazo. As da Pfizer precisam ser aplicadas em até 31 dias.

“Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva pelo prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, defende Paim.

19:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm