Emasa aumenta água de Itabuna em 9%

Se voce já acha que a água em Itabuna é cara, prepare seu bolso e sua paciência, porque ela vai ter um aumento de nada menos que 9%. Ele foi autorizado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Itabuna. A Emasa tinha pedido abusivos 15%, contra uma inflação do período de cerca de 6%.

A Arsepi diz que, para definir a nova tarifa, levou em conta a análise de documentos e informações prestadas pela própria Emasa, além de arquivos que já estavam na agência reguladora. No relatório, o superintendente Humberto Mattos diz que levou em conta a variação do INPC.

O diretor-financeiro da Emasa, Ronaldo Simas, que defendia os 15%, afirma que, mesmo recebendo um aumento alto, porém menor que o pedido, a correção em 9% ajuda a diminuir as perdas provocadas pela inflação e o aumento de insumos e serviços usados pela empresa, como a energia elétrica.

A energia elétrica vem aumentando sem freios desde que a agência Aneel foi criada, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Intimamente ligado às empresas do setor e com conselheiros que vieram delas, o órgão ignora o consumidor e atende a toda as demandas das distribuidoras. Em cinco anos, a conta de energia mais que dobrou.

18:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm