DPE cobra abertura do novo hospital de Ilhéus

A Defensoria Pública do Estado procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), na terça-feira, para cobrar uma posição sobre o Hospital Materno/Infantil em Ilhéus. Previsto para ser entregue seis meses depois da inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau, sua reforma só foi inciada dois anos depois.

Depois de totalmente pronto, em março, sua entrega foi anunciada para junho, no aniversário da cidade, com gestão do município. Uma série de trapalhadas adiou a abertura para julho, depois setembro e outubro. O Governo do Estado acabou assumindo a gestão, diante da incompetência do município.

Pronto e equipado há 8 meses, ele ainda estṕa fechado. Os defensores Gil Braga e Cristina Ulm foram recepcionados pela secretária de Saúde Tereza Cristina Paim. Segundo os dois, as dúvidas foram esclarecidas e o equipamento será administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família.

A abertura para funcionamento seŕa no dia 26 de novembro. O hospital tem 105 leitos, 35 deles de UTI, incluindo neonatais. Hoje os serviços de assistência à gestação, parto e cuidados com bebẽs pelo SUS são feitos na Maternidade Santa Helena, que atravessa uma crise de atrasos de salários, com greve de médicos.

17:22  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm