CPI da Coelba está perto de ser instalada

A CPI da Coelba deve ser instalada na semana que vem, segundo previsão do autor, deputado Tum. A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa da Bahia já publicou parecer favorável à instalação da comissão, que deve investigar ações e omissões da empresa que detém o monopólio da energia elétrica no estado.

A presidência da Casa deferiu o pedido e agora a Mesa Diretora tomará as providências para a instalação. Tum conversou com o presidente da Alba, Adolfo Menezes, sobre a composição da CPI. “Também já mantive contato com os líderes da oposição, Sandro Régis; e da situação, Rosemberg Pinto, sobre os nomes que farão parte da CPI.

Tum espera ser eleito o relator da comissão, lembra que acompanha o descaso da Coelba há 2 anos e tem estudado a situação da empresa a fundo, além de ser o autor do pedido de investigação. Assinada por 39 parlamentares, 18 a mais que o necessário, a CPI poderá funcionar por até 180 dias, com 8 membros, sendo 5 titulares e 3 suplentes.

Apresentado há 15 dias, o requerimento de Tum ganhou apoio popular e parlamentar, apesar da tentativa da Coelba de fazer uma reunião secreta com alguns deputados e de usar políticos graúdos para tentar desmobilizar a CPI. “Felizmente, a pressão da empresa não se mostrou maior que a insatisfação generalizada dos baianos”, diz Tum.

O deputado esboça um plano de trabalho da CPI da Coelba, com a oitiva dos diretores da companhia espanhola, audiências públicas na capital e interior, além do estudo de documentos que serão solicitados à empresa, Procon, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e outros órgãos públicos.

17:22  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm