Coelba ia cortar luz com conta paga

Alvo de uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia, a Coelba, empresa do grupo Neoenergia que detém o monopólio da energia elétrica no estado, continua colecionando queixas e denúncias por práticas abusivas. Nesta semana, ela quase cortou a luz de uma empresa de serviços essenciais sem motivo.

A empresa terceirizada por ela para os cortes chegou no local e subiu no poste para cortar a energia sem entrar para perguntar se a conta estava paga. Acontece que estava e o corte teria gerado um processo por danos morais e financeiros contra a Coelba.

Uma funcionária que limpava a entrada da empresa flagrou a ação ilegal da Coelba e acionou a secretária, que intimou o empregado da terceirizada e mostrou a ele a conta paga. Sem pedir desculpas nem dar explicação alguma, o homem entrou no carro e foi embora.

Caso fosse cortada, a energia só seria religada "até" 24 horas depois, com o pagamento de uma taxa extorsiva. Este tipo de comportamento da Coelba não é novo e as queixas são constantes, por práticas abusivas, falta de educação da equipe de corte e atendimento ruim, principalmente por parte dos usuários empresariais.

Quem precisa reclamar ou pedir serviços é obrigado a ficar em uma fila, do lado de fora do pequeno posto de atendimento de Itabuna, sob sol e chuva. As entidades empresariais reclamam que diversas ampliações e novos empreendimentos estão parados porque a Coelba não amplia a rede ou instala os transformadores.

A Coelba também atua de forma irregular em relação às regras nacionais. A lei federal determina que ela comunique, em veículos de comunicação de massa (rádio ou tv) toda interrupção para manutenção da rede ou programada. A Coelba não anuncia as interrupções há mais de 20 anos, surpreendendo os usuários com o apagão.

19:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm