Bahia recebe mais 231 mil vacinas do MS

A maior campanha de vacinação da história do Brasil segue em ritmo acelerado. Na última semana, o Ministério da Saúde enviou mais 231,6 mil doses de vacinas Covid-19 da Pfizer para a Bahia. Os imunizantes são destinados para a primeira dose da população acima de 18 anos e segunda dos que estão atrasados.

As doses também foram enviadas para reforço dos grupos prioritários de idosos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde, devido ao elevado risco de óbito pela doença. Até o momento, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 334 milhões de doses para todo o país.

A Bahia já recebeu 22,5 milhões de doses de vacinas Covid-19, suficiente para as duas doses em 100% do público acima de 18 anos. Os municípios já aplicaram cerca de 17,2 milhões e existem 4 milhões de vacinas guardadas em Salvador, ainda não distribuídas pela Sesab.

O Ministério da Saúde concluiu o envio de imunizantes para vacinar com a primeira dose ou dose única toda população brasileira acima de 18 anos e todos os grupos prioritários do Programa Nacional de Operacionalização (PNO) já foram atendidos.

Ainda que a campanha de vacinação tenha avançado, o número de brasileiros completamente vacinados poderia ser maior. Isso porque mais de 18 milhões de pessoas deixaram de voltar ao posto para tomar a segunda dose. O Ministério da Saúde lembra que só com as duas doses se garante a máxima efetividade das vacinas.

A pasta reforça, ainda, a necessidade de estados e municípios seguirem as recomendações pactuadas entre representantes das gestões estaduais e municipais e da União. Se houver o descumprimento do planejamento por parte das unidades da federação, a campanha pode ser prejudicada com a falta de vacinas.

12:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm