Augusto busca verbas para saneamento

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, teve uma audiência nesta sexta, em Brasília, com o secretário Nacional de Saneamento Básico, Pedro Maranhão. Ele apresentou projetos para as redes de drenagem e de esgoto, que podem diminuir os alagamentos, como os causados pelas chuvas nos últimos 15 dias.

Os projetos foram desenvolvidos pelas equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e da Emasa desde o início do ano, mas a Prefeitura resolveu se apressar depois dos temporais e buscar os recursos necessários com o Governo Federal.

Pedro Maranhão salientou a importância dos projetos para resolver os problemas que aparecem no período chuvoso e do saneamento em geral. Ele observa que a drenagem insuficiente é um problema que afeta muitas cidades e prometeu agiliar a análise no ministério.

Hoje Itabuna tem uma cobertura de coleta e transporte de esgoto de 88%, porém somente 33% do total é tratado. Já em relação ao sistema de drenagem, a cidade é atendida por apenas 15% de redes coletoras de águas pluviais. Muitas delas são antigas, colocadas nos anos 60, além de muito estreitas.

Segundo Augusto, os projetos nas áreas de drenagem e esgotamento sanitário vão acabar com os constantes alagamentos. Ele afirma que conta com o apoio do secretário Pedro Maranhão e do ministério para resolver os graves problemas que castigam Itabuna há várias décadas.

15:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm