Safra deve bater novo recorde histórico

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou, nesta quinta, o 1º Levantamento da Safra Grãos 2021-2022. A previsão é de uma safra recorde, com o acréscimo de 35,87 milhões de toneladas em relação à anterior. A estimativa é de um aumento de 14,2% que, se confirmado, elevará a produção total a 288,61 milhões de toneladas.

Será o novo recorde histórico da agricultura nacional. Essa produção faz referência a uma estimativa de cultivo em uma área de 71,5 milhões de hectares. O espaço é 3,6% maior do que o registrado em 2020/2021. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelas culturas de soja e milho na 2ª safra.

Para este novo ano agrícola, o cultivo em sucessão à colheita da primeira safra soma cerca de 21,5 milhões de hectares. Com isso, para todas as culturas de fibras e grãos, são utilizados cerca de 50 milhões de hectares. O destaque entre as culturas é a soja, que apresenta tendência de aumento tanto de área cultivada como de produção.

De acordo com os dados da Companhia, a área a ser semeada deve crescer 2,5%, passando de 38,9 milhões de hectares para 39,91 milhões de hectares. Já a expectativa de produção deve alcançar 140,75 milhões de toneladas, o que mantém o país como o maior produtor mundial do grão.

O plantio da oleaginosa já teve início nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. As atividades seguem em ritmo mais acelerado em comparação ao mesmo período do ano passado.

19:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm