Publicidade acredita em recuperação
O Sinapro-Bahia e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) fizeram pesquisa com 43 agências baianas. Ela mostra que 54% consideram que as perspectivas de mercado são boas para a recuperação do setor e 9% que são muito boas. O levantamento também aferiu que 28% consideram estáveis e 7% não deram previsão.
Segundo as respostas, 56% das agências baianas conseguiram manter ou elevar seu faturamento no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2020, e 44% registraram queda de receitas. Outras 40% afirmaram que tiveram um aumento acima de 50%.
Entre os desafios que as agências precisam equacionar está o desequilíbrio entre demanda e remuneração. 16% avaliam que a carteira tem um equilíbrio de 70% ou mais entre demanda e remuneração; 35% que o equilíbrio está entre 50% e 70%, e 23% vê entre 30% e 50%.
A pesquisa também analisou a gestão das agências, os sistemas usados por elas e o desempenho das lideranças. Até julho, a maioria seguia práticas consolidadas, como o planejamento orçamentário (84%) e estratégico (53%), mais acompanhamento de indicadores / KPI (37%), recursos humanos como feedback gerencial (58%), avaliação de desempenho (58%), remuneração variável (37%) e desenvolvimento de lideranças (37%).
Por perfil das agências, são full-service 98%, das quais 53% com faturamento até R$ 1 milhão; 23% entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 19% entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões; e 5% acima de R$ 5 milhões. A maioria têm mais de 20 anos (37%) ou mais de 10 (37%). Todas são associadas ao Sinapro-Bahia e 79% ao Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).
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