PRF acha 1.500 aves num porta-malas

O contrabando de aves silvestres continua sendo rotina na Bahia, mesmo com várias apreensões feitas nos últimos anos. Na noite de quinta-feira, policiais rodoviários federais faziam uma fiscalização na altura do km 677 da BR-116, em Jequié, quando se surpreenderam ao parar um Celta com 2 ocupantes.

Durante a abordagem, os PRFs pediram os documentos para consulta e fizeram a revista rotineira do veículo. A surpresa aconteceu ao abrir o porta-malas, onde se amontoavam 1.067 aves das espécies coleira, papa-capim, trinca-ferro, canário-da-terra e pássaro preto, sendo que 9 já estavam mortos.

Este foi o maior flagrante deste tipo em 2021 e até agora a PRF já resgatou mais de 3.000 animais silvestres. Os pássaros estavam em pequenas gaiolas e em embalagens de leite, sem qualquer cuidados ou higiene. Eram transportadas de forma precária, num ambiente escuro e sem ventilação.

As aves saíram de Montes Claros (MG) e seriam levadas para Recife (PE), num percurso de mais de 1.500 quilômetros nestas condições. Os ocupantes assumiram a captura ilegal dos pássaros, confessaram não ter autorização nem guia de transporte para criação. Eles lucrariam cerca de R$ 15.000 na venda.

Os pássaros estavam muito debilitados e foram encaminhados para o INEMA, onde passarão por um processo de reabilitação para voltar à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, as aves precisam reaprender funções básicas, como voar e caçar.

18:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm