Itabuna tem ações por coleta seletiva

Estudantes universitários, agentes ambientais, técnicos das secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Promoção Social e de Planejamento iniciam pela Avenida do Cinquentenário uma mobilização que antecede o processo de implantação da coleta seletiva em cinco bairros de Itabuna.

O projeto-piloto inicia com caminhada e distribuição de folhetos nesta sexta-feira, 22. Ela alerta a população sobre o Programa de Coleta Seletiva, que integra o Projeto Recicla Itabuna, coordenado pela secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes.

Para ela, "o sucesso depende do engajamento de toda a sociedade, a exemplo de lojistas, donas de casa, profissionais liberais e de todos que desejam mudar hábitos cotidianos na direção de sustentabilidade ambiental". A mobilização é mais um passo para a correta disposição dos resíduos sólidos, depois do fechamento do lixão.

Ele foi seguido do acolhimento das famílias que viviam no local, com auxílio financeiro, aluguel social, cestas básicas e capacitação para transformá-los em agentes ambientais. “Agora, a sociedade é despertada para a separação dos resíduos,”, afirma o coordenador do Projeto Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro.

De acordo com Dielson Mendes, assessor da Secretaria de Planejamento, as mobilizações terão como principal objetivo mostrar a importância da separação do lixo seco (papel, plástico, metal e vidro) do lixo úmido (restos de alimentos, resíduos de banheiro, papel engordurado e guardanapos sujos) nas casas.

No Jardim Vitória, a mobilização acontecerá no dia 25; no Góes Calmon no dia 26 e no Conceição, no dia 27. Já os moradores do Bairro de Fátima serão visitados no dia 3 de novembro; os do Califórnia no dia 4; do São Caetano no dia 5. Em todos os bairros a mobilização será às 9 horas.

Pela programação da Secretaria de Planejamento, a coleta seletiva se inicia no dia 6 de novembro. Na terça-feira, 19, a secretária Sônia Fontes fez uma visita técnica ao galpão que vai abrigar a seleção dos recicláveis (foto), acompanhada das representantes do Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública da Bahia.

19:57  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm