Ilhéus pode ter cruzeiros ainda em 21

Suspensos em todo o país desde o início da pandemia de covid-19, os cruzeiros marítimos devem retornar em novembro, segundo o Ministério do Turismo. Em nota, a pasta informou que uma portaria será assinada nos próximos dias. Com isso, Ilhéus pode voltar a receber os turistas pelo Porto do Malhado.

Mas existem etapas. Depois de publicada da portaria, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editará uma norma com os protocolos sanitários. As viagens também deverão respeitar as regras das cidades onde os navios atracarem.

Entre os protocolos, estão a realização de testes antes do embarque em todos os passageiros, vacinação e testagem dos tripulantes, máscaras, distanciamento, ocupação reduzida nos navios, desinfecção e higienização constantes nas embarcações e ar fresco sem recirculação (nos moldes dos filtros especiais dos aviões).

Segundo o Ministério do Turismo, a autorização para a temporada de cruzeiros 2021/2022 envolveu a aprovação conjunta de medidas dos Ministérios da Saúde, da Justiça, da Infraestrutura, da Casa Civil e da Presidência da República.

A expectativa, informou o governo, é gerar R$ 2,5 bilhões para a economia e criar 35 mil empregos, o que representaria crescimento de 11% em relação à temporada 2019/2020. Para a temporada de cruzeiros 2021/2022, que vai de novembro até abril, estão previstos sete navios.

As embarcações vão oferecer mais de 566 mil leitos e farão cerca de 130 roteiros com 570 escalas em portos brasileiros. Entre os destinos previstos estão Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba.

18:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm