Fasa reforma postos de saúde em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna está reformando as Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF) em parceria com a Faculdade Santo Agostinho (Fasa), que executa as obras a partir da relação de necessidades encaminhadas pelo Comitê Gestor Local e pela Secretaria Municipal de Saúde.

Três unidades já foram reformadas e quatro estão com as obras em andamento. A secretária Lívia Mendes espera que até o final do ano os 12 imóveis mais precários estejam reformados. Ela lembra que Itabuna conta com 32 postos de saúde e que a atual gestão recebeu quase todos em péssimo estado, alguns fechados.

As reformas começaram em maio e a secretaria vem preparando licitações para ampliar a reforma de prédios públicos, incluindo outros postos de Saúde. A Fasa, por ser faculdade de medicina vinculada ao Programa Mais Médicos, tem que dar uma contrapartida de 5% a 10% da receita, revertidos em benefícios na rede de saúde.

No caso de Itabuna, o recurso é usado para comprar equipamentos e dar bolsas em cursos de pós-graduação em Gestão Pública. O diretor da Fasa, Luciano Tourinho, conta que o Comitê Gestor encaminha as solicitações de reforma e que o posto avançado do Samu-192 vai funcionar em um imóvel cedido pela própria Faculdade.

Tourinho lembrou que já foram entregues equipamentos que vão atender ao município e ao Samu-192. “Houve também repasse para programas de residência médica, por meio da material e qualificação dos profissionais de saúde, através dos cursos de pós-graduação que hoje contemplam 41 pessoas".

21:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm