Canavieiras faz campanha por museu
A secretaria de Cultura de Canavieiras lançou a campanha "Abra o baú e doe suas memórias físicas", visando montar um acervo para o Museu da Capitania, que terá uma filial no município. Ele terá como objetivo difundir o patrimônio histórico, artístico e cultural do período Brasil Colônia, através de objetos desta época.
O projeto é uma parceria com o Museu da Capitania de Ilhéus, que implantará, em parceria com a prefeitura, um núcleo em Canavieiras, já que a cidade figurou como um importante polo da navegação nacional desde o império e ainda possui um grande potencial náutico.
O secretário José Amorim Cruz diz que "a história de um povo pode ser contada através da sua produção material, que nos ajuda a entender as transformações que ocorrem na sociedade. Salientamos que toda contribuição será bem-vinda e desde já agradecemos seu apoio, fundamental para o sucesso deste trabalho".
A parceria para a implantação do Museu da Capitania foi firmada em julho, quando Amorim visitou a instituição em Ilhéus. Na época, o secretário estava acompanhado de Antônio Moura, artesão e diretor da Biblioteca Pública; Caio Peltier Loureiro, da Associação Apaixonados por Canavieiras; e Eliomar Thesbita, artista plástico da AMOC.
A comunidade pode colaborar cedendo, em forma de doação, álbuns de fotografia, quadros, pinturas, documentos, ferramentas, acervo de áudio ou vídeo, mobília e outros artefatos que estejam em bom estado. Os interessados em colaborar com o projeto podem procurar a secretaria de cultura, no anexo à Biblioteca Municipal.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
