Salvador ganha um museu de música

Após mais de três anos em recuperação, o Casarão dos Azulejos Azuis, na região do Comércio, em Salvador, abriga agora o mais novo museu da capital, a Cidade da Música da Bahia. Próximo a cartões postais como o elevador Lacerda e o Mercado Modelo, da construção de 1850 restavam apenas escombros.

Para restaurar a fachada e a parte interna, foram investidos mais de R$ 19 milhões em obras que incluíram a estabilização do imóvel e a recuperação dos tradicionais azulejos portugueses. Hoje, a cidade que é berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, rock, pagode e axé oferece uma experiência musical completa.

Ela é distribuída em quatro pavimentos. O térreo conta com hall, recepção e bilheteria, salão de estar, café, loja, biblioteca, midiateca e centro de pesquisa. Nos pavimentos superiores ficam os acervos permanentes, sob a curadoria do antropólogo Antonio Risério e do arquiteto Gringo Cardia.

No primeiro andar, a exposição A Cidade de Salvador e Sua Música retrata os bairros e suas músicas, histórias, depoimentos e novas tendências. O local abriga uma grande maquete interativa, três grandes telas de projeção, estações de consulta e estúdio para gravação de depoimentos.

No segundo, o tema é a Tropicália, com a exposição História da Música na Bahia, nove cabines de vídeos e três salas: A Magia da Orquestra, voltada para a música clássica; A Nova Música da Cidade, com grupos novos, cantores em ascensão e grupos periféricos; e Quem Faz a Música da Bahia, que exibe 260 depoimentos.

O terceiro andar é dedicado a entretenimentos educativos, com estúdio e cabine de mixagem. No espaço karaokêteka, o visitante vira cantor. Escolhe um fundo para seu vídeo e, ao final, tem um clipe pronto para postar nas redes sociais.

Para a coordenadora de comunicação do museu, Maria João Amado, a importância do novo espaço reformado passa, inclusive, pela autoestima dos moradores da capital baiana: “É um edifício belíssimo que estava muito degradado. As pessoas passavam e pensavam ‘puxa, que pena que está assim’”. Com Abr

15:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm