Salvador faz exame auditivo de graça

Os beneficiários do SUS de Salvador podem ter acesso à assistência integral para o diagnóstico e tratamento de doenças auditivas no Multicentro de Saúde Carlos Gomes. A unidade, administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, é referência da rede municipal para esta modalidade.

O atendimento é prestado por equipes especializadas, formadas por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, além de uma estrutura para exames precisos para o diagnóstico dos possíveis agravos. O acolhimento qualificado acontece de forma humanizada e de maneira segura para o paciente.

A audiometria é um procedimento indicado para avaliar a capacidade auditiva do indivíduo. O exame permite detectar alterações importantes na audição, principalmente em pessoas que estão mais expostas a ambientes com muito barulho. A partir daí é possível verificar o tipo e o grau da perda auditiva.

Também é analisado se essa perda dificulta a compreenção da fala durante uma conversa, por exemplo. No Multicentro é possível fazer audiometria tonal e vocal. A tonal possibilita identificar o nível mínimo de intensidade necessária para que o paciente perceba o som. Já a vocal foca na capacidade de compreensão de palavras.

Ambos os exames são feitos dentro de uma cabine isolada de outros ruídos para evitar qualquer tipo de interferência. “A audiometria é indicada, na maioria das vezes, quando há a necessidade de avaliar a audição do paciente. Também é bastante comum em crianças em idade escolar com suspeita de perda auditiva".

"Pacientes que foram vítimas de traumas, perfuração timpânica, uso excessivo de diversos medicamentos, infecções ou com histórico hereditário de perda auditiva também têm indicativo para o procedimento”, explica Sheila Dias, fonoaudióloga.

A imitanciometria é um exame muito comum para analisar a saúde auditiva dos pacientes. Utilizado na maioria das vezes de maneira complementar à audiometria, o procedimento é fundamental para verificar a possível ausência de reflexos acústicos, bem como avaliar de maneira mais eficiente todo o sistema auditivo.

Pessoas com queixas frequentes de dor no ouvido, zumbidos, suspeita de labirintite, entre outros, devem fazer esse exame. “É um procedimento rápido, objetivo e bastante eficaz para avaliação de toda estrutura auditiva. Pode ser prescrita tanto pelo otorrino quanto pelo fonoaudiólogo”, afirmou Sheila.

Os pacientes interessados podem ir a uma das 156 UBS, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com requisição do médico e o cartão SUS de Salvador. Os pacientes que já são acompanhados pela equipe podem agendar os procedimentos no guichê de marcação de consultas e exames.

18:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm