Régis denuncia analfabetismo baiano
O deputado estadual Sandro Régis cobrou do governo do estado ações para reduzir o analfabetismo, ao comentar sobre o Dia Mundial da Alfabetização, celebrado na quarta-feira. O parlamentar recordou que a Bahia é o estado com a maior taxa de analfabetismo do país, segundo dados do IBGE.
“São mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler
nem escrever, o que significa 13% da população do estado. A taxa da
Bahia é o dobro do índice de analfabetismo do Brasil (6,6% ou 11 milhões
de pessoas)". Ou seja, o estado tem 13,4% de todo o analfabetismo
nacional.
"São números absurdos e vergonhosos para o nosso estado. Os governos petistas que estão à frente da Bahia por quase 16 anos devem ser responsabilizados”, disse Régis. Durante anos o PT divulgou dados sobre o "sucesso" do programa Topa, mas na realidade ele não fez diferença no analfabetismo.
Régis destaca que, na verdade, o analfabetismo no estado aumentou 3% desde 2016. “Essa situação é reflexo do abandono da educação pública do estado provocado pelos governos do PT. Vale lembrar que a Bahia tem um dos piores ensinos médios do país, conforme o Ideb".
"Sem prioridade, sem investimentos na educação, nossas crianças e jovens não terão oportunidades para terem um desenvolvimento pleno, dignidade e acesso ao mercado de trabalho”, afirmou.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
