Policlinica ameaça centro de pesquisa

O Governo do Estado vai desapropriar uma área de 14 mil metros quadrados onde ficava a antiga instalação da Petrobrás, na zona norte de Ilhéus. No local, deve ser construída uma Policlínica Regional de Saúde para atender a média e alta complexidade, além de descentralizar a assistência.

O problema é que, dentro desta área, funciona o Cepedi, implantado na gestão de Jabes Ribeiro como compensação pela saída da Petrobrás. O Cepedi desenvolve pesquisas de tecnologia nas áreas de informática e eletroeletrônica para o Polo Industrial e outras empresas nacionais.

A decisão do governador foi tomada sem nenhuma consulta ao Cepedi ou entidades conveniadas a ele, nem mesmo aos vereadores ou ao prefeito Mário Alexandre. A comunidade foi ignorada por Rui Costa (PT) e surpreendida com o anúncio.

No local também funciona a Incubadora de Empresas de Ilhéus. A construção da Policlínica inclui o terreno ocupado pelas duas instituições, que já desenvolveram soluções usadas em vários países e mantém convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz, que está prestes a inaugurar o Espaço Colaborar na mesma área.

Um grupo de vereadores de Ilhéus vai ao governador Rui Costa exigir uma alteração no decreto para preservar as entidades. Caso não sejam atendidos, uma solução seria a transferência do Cepedi para o Polo Industrial, porém o custo pode ser proibitivo e várias pesquisas terão que ser interrompidas durante a mudança.

20:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm