Novo "dem-psl" já tem nome e número

A junção do Democratas de ACM Neto com o PSL de Luciano Bivar já tem nome e número. O novo partido, que precisa ser aprovado pelo TSE até abril para disputar as eleições de 2022, se chamará União Brasil e usará o número 44.

Alguns analistas consideram curiosa a semelhança entre União Brasil e o nome do partido que o presidente Jair Bolsonaro quer lançar (Aliança Brasil), assim como um número que remete a um calibre de arma de fogo (38 do Aliança, 44 da Magnun no caso do União).

A presidência deve ficar com Bivar e a secretaria-geral com ACM Neto, mas o comando real será do ex-prefeito de Salvador. A convenção do DEM e do PSL para sacramentar a fusão dos partidos está prevista para o dia 6 ou o dia 20 de outubro.

A estimativa é de que o Tribunal Superior Eleitoral leve de três a quatro meses para aprovar a fusão, que deve mexer bastante com a política baiana. Se não apoiar Bolsonaro, o novo partido verá uma debandada de bolsonaristas para outros partidos, junto com lideranças dos dois que perderão espaço na junção.

O efeito contrário é improvável. Quem já não está no DEM ou no PSL dificilmente mudará para a nova sigla. A fusão dará a ACM Neto mais tempo de rádio e tv, verbas e palanques para a disputa do governo estadual em 2022 e talvez facilite achar um candidato ao Senado que tenha votos.

19:57  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm