Mutirão do Diabete terá novo formato

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, anunciou nesta terça que a primeira etapa do Mutirão do Diabetes vai acontecer nos dias 4 e 5 de outubro, no Caic Jorge Amado, no Bairro Jardim Primavera. A Prefeitura está entre os apoiadores do maior evento do setor no Brasil.

A pasta fará uma busca ativa por pacientes através de uma triagem com mil pessoas. Elas serão submetidas a um exame de retina para detectar a retinopatia diabética. Os que testarem positivo serão encaminhados para o oftalmologista, que poderá fazer exames adicionais e iniciar um tratamento.

Por causa da pandemia, o Mutirão do Diabetes terá outro formato neste ano. Ao invés dos exames gratuitos na Praça Rio Cachoeira, o evento será restrito ao Hospital de Olhos, com o apoio de servidores municipais. Lívia Mendes diz que as secretarias vão avaliar como cada uma pode contribuir nas ações.

A retinopatia diabética causa lesões nos vasos sanguíneos da retina, a membrana que fica no fundo do olho. Ela surge quando a concentração de glicose no sangue aumenta, afetando esses vasos sanguíneos, que se rompem e liberam seu fluido, prejudicando a visão.

18:00  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm