Itabuna também terá ato por liberdade
Itabuna e Salvador estão na lista das cidades que vão fazer manifestação neste 7 de setembro por liberdade de opinião e pensamento, contra os repetidos abusos do Supremo Tribunal Federal, onde o ministro Alexandre de Moraes vem ordenando a prisão de quem critica a Corte, sem processo nem condenação.
Já existem 13 pessoas presas por ordem de Moraes por expressar sua opinião em sites ou blogs. A Constituição, em seu Artigo 5º, garante expressamente a liberdade de opinião e de pensamento. Outros artigos proíbem a abertura de processo sem iniciativa do Ministério Público, assim como a prisão sem crime previsto em lei e sem julgamento.
Em Itabuna, a concentração será nesta terça, às 8h30, no Jardim do Ó, no centro. De lá as famílias e cidadãos vão percorrer a Avenida do Cinquentenário, vestidos de verde e amarelo, em defesa do direito constitucional de se expressar e ter opinião, e contra a censura.
Em Salvador, o ato patriótico será promovido às 9h, no Farol da Barra. A deputada Talita Oliveira, o vereador Alexandre Aleluia e o ex-vereador Cezar Leite estarão presentes "Pedimos aos participantes que, se possível, tragam faixas e cartazes com frases em inglês, italiano, alemão e francês. Precisamos mostrar isso ao mundo", diz Cezar.
A sociedade está dando um sinal claro de que não vai mais aceitar a escalada de setores do Judiciário contra os direitos individuais e a liberdade de expressão. Várias entidades, juristas, jornalistas e profissionais de outros setores assinaram manifestos de repúdio a medidas de Moraes que afrontam a Constituição.
Um deles, assinado por intelectuais, empresários e veículos de imprensa criticam a quebra de sigilo, o bloqueio da monetização de canais de Youtube e blogs, a prisão de jornalistas e deputados sem que existam sequer indícios de ilegalidade. O "crime" tem sido exercer a liberdade de opinião garantida pela Constituição.
O presidente Jair Bolsonaro lembrou em seu Twitter que "supremo é o povo brasileiro e a nossa Constituição Federal, a qual garante esta superioridade. Tanto a deputada quanto ele, Ministro Alexandre de Moraes, são servidores deste mesmo povo". A deputada é Carla Zambelli, intimada por Moraes por apoiar as manifestações patriotas.
Ela declarou nesta segunda que “quem defende a liberdade e as balizas constitucionais jamais trataria por ‘organização criminosa’ ou ‘ato antidemocrático’ uma reunião da sociedade com suas famílias e seus representantes para protestar pacificamente contra a corrupção, ou cantar o hino e comemorar uma data histórica”.
O presidente Bolsonaro lembra ainda que "a Independência está associada à liberdade. Assim sendo, também no escopo dos incisos XV e XVI, do art. 5° da nossa CF, a população brasileira tem o direito, caso queira, de ir às ruas e participar dessa nossa data magna em paz e harmonia".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
