Itabuna não vacina menores de 18 anos

A Secretaria de Saúde de Itabuna suspendeu a vacinação contra a Covid para adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidade ou deficiência. A medida segue orientação do Ministério da Saúde divulgada na noite de quarta-feira com base no relatório da Organização Mundial da Saúde.

A mesma medida foi tomada em Salvador e será debatida pela Comissão Intergestora Bipartite, que reúne estado e municípios, mas deve ser mantida. A vacinação foi mantida para adolescentes com deficiência permanente e comorbidades, assim como para os menores presos.

A Organização Mundial de Saúde não recomenda a vacina ção de crianças e adolescentes. Ele informou que a maioria dos adolescentes sem comorbidades que tiveram Covid não tinham sintomas ou eles eram leves. O médico e Doutor em imunologia Roberto Zeballos concirda.

Para ele, a vacinação de menores de 18 anos não se justifica. Zeballos diz que “a letalidade da covid já é baixíssima em pessoas com menos de 50 anos. Para quem é menor de 18 anos são tão poucas as mortes que não vale a pena correr o risco de tomar a vacina e ter um efeito adverso grave,” como aconteceu em vários países.

O infectologista Francisco Cardoso também não concorda com a vacinação de crianças e adolescentes. Ele afirma que essa faixa etária não é alvo da doença e são raros os casos de forma grave. Quando isso ocorre, é geralmente em razão de doenças como obesidade mórbida, cardiopatias e síndromes genéticas.

19:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm