Instituto lança proteção a jornalistas
O Instituto Vladimir Herzog e a ONG Artigo 19 lançaram a Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, que reúne profissionais, entidades e organizações defensoras da liberdade de imprensa e expressão. O objetivo é combater os ataques às liberdades de imprensa e expressão.
O portal acolhe denúncias de ameaças a comunicadores e também promoverá
oficinas online sobre temas ligados a jornalismo, direitos humanos,
segurança digital, cobertura de eleições e manifestações, entre outros.
A ideia é realizar um encontro nacional, virtual, ainda neste ano.
Um dos casos é a sequência de ataques e ameaças sofrida pela repórter Livia Torres (foto), da TV Globo, nos últimos dias, depois que fez uma reportagem sobre um esquema de pirâmide financeira com criptomoedas. Depois que foi ao ar no Fantástico, ela passou a receber ameaças por telefone, interceptadas com autorização da justiça.
Manifestantes também foram à porta da TV Globo, no Rio de Janeiro, e gritaram pelo nome da repórter, que por segurança foi tirada das ruas. A reportagem de Livia revelou que a empresa G.A.S Consultoria Bitcoin prometia rendimentos exorbitantes por meio de investimentos em criptomoedas.
O dono da companhia, Glaidson Acácio dos Santos, foi preso pela Polícia Federal em 25 de agosto. Glaidson estava incomodado com diversas reportagens sobre o esquema que citavam seu nome. Em ligação interceptada com autorização da Justiça, ele aparece conversando com um segurança sobre a visita de um jornalista.
“Você tem que fazer reunião com esses caras e falar assim: olha, é ordem do Glaidson, chegou aqui repórter... É pra pegar, pra amarrar, e eu vou decidir o que vai fazer. Bateu repórter aí no escritório, é pra pegar! Segura! Toma celular, toma câmera, apaga tudo, e fica com o negócio na mão, com celular e com a câmera na mão... E me liga!”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
