Infestação em Itabuna caiu no Liraa

O índice de infestação predial do Aedes aegypti em Itabuna caiu de 6,8% para 5,1%, segundo o novo Levantamento Rápido de Índice de Infestação Predial para o Aedes aegypti (LIRAa) finalizado na sexta-feira, 17, por cerca de 120 Agentes de Endemias durante visitas domiciliares em todos os bairros.

Segundo a Divisão de Endemias, essa queda gradativa se deve "ao intenso controle e combate aos focos do mosquito". Desde o início do ano ações de controle focal vêm sendo executadas, como os mutirões, afirma a chefe Lucimar Santos Ribeiro.

Ela explica que esse ainda não é o percentual desejado pelo município nem o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que preconiza em 1% do índice aceitável. “Por isso precisamos continuar trabalhando duro para alertar e conscientizar a população para que os números continuem a cair".

Lucimar lembra que desde abril, quando foi feito o primeiro LIRAa, com 8,8% de infestação, o índice vem caindo, tendo registro 6,8% em junho, no segundo levantamento. O LIRAa é um método simples, mas eficiente, para obtenção rápida de indicadores entomológicos.

Lucimar diz também que é salutar que as famílias recebam esses trabalhadores em suas casas, pois são os responsáveis por um trabalho indispensável para o controle e o combate do mosquito transmissor das arboviroses. “É um processo indispensável que vai garantir a saúde pública em Itabuna”.

No mês passado, os agentes de endemias foram criticados por moradores do Conceição e Goes Calmon. Segundo os relatos, o agente fala da porta, não entra para conferir possíveis criadouros nem jogar o larvicida. "Ele fala para tomar cuidado com o mosquito e vai embora", conta uma moradora.

19:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm