Ilhéus muda larvicida contra o Aedes

A Prefeitura de Ilhéus informou que o Ministério da Saúde alterou o larvicida usado pelos agentes de combate às endemias (ACEs) nas ações para controle do mosquito Aedes aegypti. A mudança atende a uma determinação da nota técnica nº 10/2021.

O novo larvicida é chamado Espinosade e vem em pastilhas, com duas camadas de tratamento: uma efervescente que, ao contato com a água, inicia o processo, e outra de liberação lenta, que vai tratando o depósito durante os 60 dias seguintes.

A alteração é necessária para que as larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya, não criem resistência a inseticidas e à fórmula do larvicida, segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus. "Os ACEs estão sendo treinados para manejo do novo produto".

Eles também são capacitados para as visitas domiciliares e o tratamento de todos os depósitos. Antes da alteração, os agentes usavam o Piriproxifen. A visita dos técnicos pode ser pedida por qualquer morador que suspeite de focos e criadouros do mosquito.

Ele pode ligar para (73) 3234-2031, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A comunidade também deve contribuir com a ação preventiva, cobrindo tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.

20:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm