Há 30 anos, rádio sulbaiana fazia história

21 de setembro é o Dia do Radialista, criado para homenagear quem faz companhia aos ouvintes, quem leva música, notícia, informação e alegria às pessoas. Porém, no sul da Bahia também é o dia que marca uma ousadia pioneira no mundo, de uma emissora local.

Há exatos 30 anos a Morena FM, de Itabuna, se tornava a primeira rádio do Brasil e da América do Sul com programação 100% digital, tanto de música quanto de comerciais. A emissora se antecipou tanto que a segunda rádio com som 100% digital, a Manchete FM de São Paulo, só conseguiu isso dois anos depois, em 1993.

O caminho não foi nada fácil. Não existiam tocadores nem CDs no Brasil quando o projeto começou, em 1989. A rádio já tinha colocado no ar um ou dois especiais usando um CD Player portátil e alguns discos trazidos pelo CEO Marcel Leal da Inglaterra, onde conheceu o sistema em 1985.

No início de 1990, ele conseguiu importar um aparelho profissional e passou a comprar CDs em lojas dos Estados Unidos e da Europa por catálogo (a internet ainda no existia). No final de 1990, fechou contrato com a TM Century, de Los Angeles, para receber 4 CDs com lançamentos mundiais por semana.

Enquanto trocava todo o acervo internacional de LP para CD, a Morena FM enfrentava a total ausência de músicas nacionais neste meio. No Brasil de 1990 o CD era desconhecido. Somente a partir de março de 1991 as gravadoras começaram a lançar CDs nacionais e o projeto da emissora foi acelerado.

Os comerciais já eram produzidos em som digital desde janeiro, com a compra de um equipamento especializado nos Estados Unidos. A Morena FM conseguiu trocar todo o acervo até agosto, mas esperou o Dia do Radialista para anunciar oficialmente ter se tornado uma rádio 100% digital ou "100% laser", numa referência ao CD.

No dia 21 de setembro de 1991, a Morena FM reuniu para o anúncio duas gerações de locutores: Tiro Seco, locutor de AM com longo trabalho no rádio sulbaiano, e seu filho Beto Leite, locutor da própria Morena FM. O marco foi noticia em dezenas de veículos especializados em rádio no Brasil e no exterior.

Hoje, 30 anos depois de fazer história no rádio brasileiro, a Morena FM aposentou os CDs há vários anos e usa arquivos digitais de alta fidelidade, rodando em um programa especializado chamado Radio Boss. Beto continua na Morena FM e participa, com o locutor Paulo Vicente, do programa Mesa Pra 2 desta quarta-feira.

No programa, o host Marcel Leal vai conversar com Beto e Paulo sobre aquela época, a expectativa, as dificuldades, a adaptação ao novo meio, a revolução no estúdio, casos divertidos do uso da nova tecnologia, como os locutores encararam o CD depois de anos usando LP, entre outros tópicos. O Mesa Pra 2 é às 15h desta quarta-feira, ao vivo em 98,7 ou www.morenafm.com.

19:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm