Geddel poderá voltar para o presídio

As férias da prisão de Geddel Vieira Lima podem terminar em breve. O Ministério Público Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal que revoge a prisão domiciliar do ex-ministro de Lula e Dilma, concedida em julho de 2020 sob a alegação de que ele poderia contrair a Covid no presídio.

Na época, o tribunal aceitou o pedido da defesa, que apontava como agravantes o fato de ele ser idoso e ter comorbidades. O ex-deputado federal chegou a ser testado positivo para Covid-19 no presídio, mas o diagnóstico não foi confirmado no exame mais confiável, o RT-PCR.

A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo considera que Geddel já deve estar totalmente vacinado, tanto por critério de idade, quanto por ter comorbidades. O ex-ministro e seu irmão, Lúcio, foram condenados por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhões em espécie escondidos num apartamento de Salvador.

No dia 23 de agosto, o STF anulou a condenação por associação criminosa e manteve a de lavagem. Com isso, a pena de Geddel foi reduzida de 14 anos e 10 meses para 13 anos e 4 meses. A de Lúcio Vieira Lima também foi reduzida e consolidada em 9 anos de cadeia. Até o momento Lúcio está solto e não cumpriu nenhum dia da pena.

18:29  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm