Faculdade forma tecnólogos de cacau

A Faculdade Madre Thaís, de Ilhéus, formou sua primeira turma de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate. É o primeiro curso de graduação voltado para a área de produção de cacau e chocolate no Brasil. Iniciado em 2018, quando foi autorizado pelo MEC, ele teve a grade curricular construída por docentes e pesquisadores da faculdade.

A professora Cilene Souza, coordenadora do curso, destaca que ele foi aprovado com nota 4 pelo MEC, numa escala que vai até 5. Ela lembrou as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores, por ser um curso inédito e encontrar no meio do caminho a pandemia da Covid-19.

Cilene conta que todos tiveram que se reinventar, ter paciência, reaprender a estudar, a se relacionar, se doar, interagir e, principalmente, cuidar um do outro. O novo ambiente de aulas e ferramentas de ensino, online, gerou uma nova relação de aprendizagem.

Dos 20 alunos que iniciaram a primeira turma, quatro receberam o diploma sem solenidade e dez ainda não concluíram por problemas gerados pela pandemia. A solenidade de colação de grau contou com os formandos Climério Neves, Edileide da Silva, Jorge Farias, Marcos de Jesus Nascimento, Priscilla Ramos e Yuri de Freitas.

“Todos esses já estão colocados no mercado de trabalho. Eles estão trabalhando em indústrias moageiras, fábricas de chocolate, centro de pesquisa e em consultoria,” comemora o diretor Isidoro Lavigne Gesteira. Foram homenageados a professora Cilene, paraninfa da turma; o professor Carlyle Matos, patrono e Carolina Fernandes, professora.

A diretora Pedagógica da FMT ressaltou a “extrema importância deste momento, para a Faculdade, pois estamos entregando à sociedade a primeira turma de tecnólogos em Cacau e Chocolate formados pela Faculdade Madre Thaís. Eu lhes peço, com muita humildade, que nunca se esqueçam dos princípios nos quais se formaram".

"Não desistam de lutar a boa luta e se inspirem na vida, na alegria, na virtude e no amor. Que, assim como as borboletas, o trabalho de cada seja silencioso e discreto, pois o que deve aparecer é a presença do fruto perfeito e que para isso não lhes faltem o conhecimento, a ética e, principalmente, o amor,” concluiu Tatiana.

17:54  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm